sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A oportunidade faz de você quem você é

A palavra de ordem é 'Networking'

Esses dias estava conversando com amigos sobre empregos, recolocação e oportunidades e chegamos a conclusão de que hoje em dia, mais do que nunca, a política do quem indica anda reinando soberana, mas com um nome diferente:  Network.
É claro que faz muita diferença você ser um candidato qualificado, com cursos, pós-graduação, vivência no exterior, idiomas etc. Se um cara menos qualificado for indicado por alguém mais poderoso, vocês poderão concorrer de igual para igual levando em consideração sua vantagem curricular.
Agora, se você é bem qualificado mas não tem amigos, parentes, conhecidos influentes e uma boa network, esqueça. As portas nem sequer se abrirão para uma entrevista e você dificilmente vai poder mostrar suas verdadeiras habilidades pessoalmente. Isso porque os indicados já estarão sentadinhos lá, a espera da entrevista, com o nome de quem indicou escrito a caneta no verso de seu "resume".



 A moral da história é: faça contatos, fale com amigos e parentes, peça uma força, crie network. Você não estará fazendo nada errado. Ser indicado não é crime. E nem todos os indicados descolam a vaga, afinal é uma vaga só e mesmo assim você ainda terá que concorrer com outros, e com o fato deles estarem lá através de alguém mais poderoso do que quem te indicou. Isso acontece.
A verdade é, que a oportunidade que você tem de ter uma entrevista pessoal já vale. O currículo não te vende tão bem quanto você mesmo.

Quando tiver a oportunidade de se vender, faça com excelência.
Tem gente por aí procurando emprego há mais de um ano e nem sequer conseguiu chegar a uma entrevista. Então aproveite o seu Quem Indica e faça por merecer.

0 comentários:

Postar um comentário